O Circuito Brno (Masaryk circuit), na República Checa, local onde ocorre a próxima etapa de MotoGP nesse final de semana, possui 5,4 Km e catorze curvas, das quais oito são para direita e seis para esquerda. Apreciado tanto pelos pilotos quanto pelos espectadores, ele serpenteia por entre colinas que oferecem excelentes posições para contemplar a evolução das motos. Longa, segura e rápida, com constantes mudanças de elevação e curvas, a pista tem uma variedade de dificuldades técnicas que testam o talento dos pilotos e engenheiros.

circuito brno checa

Passado

Até 1982 as competições ocorriam pelas estradas que cruzavam os arredores da cidade tcheca. Um novo circuito foi construído durante a década de 1980, por iniciativa do Presidente T.G. Masaryk, com o objetivo de atrair a Fórmula 1 para a Tchecoslováquia, e em 1987 ele foi palco para o Grand Prix FIM Checa.

Curiosidades

– O primeiro Grande Prêmio realizado em Brno foi em 1965, no traçado de estrada original com 13,94 km. Nesse ano, três pilotos ganharam as corridas: Mike Hailwood nas 500cc com uma Mv-Agista; Jim Redman nas 350cc com um Honda; e Phil Read nas 250cc com um Yamaha.

– Giacomo Agostini obteve sete vitórias no circuito de estrada Brno, incluindo quatro na categoria principal.

– As motos de menor cilindrada continuaram a realizar Grandes Prêmios no traçado de Brno até 1982, antes de serem removidas do calendário por questões de segurança.

brno yonny