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Nacionalizada, trail tem motor bicilíndrico de 75 cv, controle de tração, freios ABS e computador de bordo por R$ 39.950

Montada na nova fábrica da BMW em Manaus (AM), a F 700 GS chega ao mercado como a porta de entrada para a marca alemã. Com foco em viagens pelo asfalto, mas com características que permitem deslocamentos por terra, o novo modelo tem motor bicilíndrico de 75 cv, roda de 19 polegadas na dianteira, suspensões com bom curso, controle de tração e freios ABS. Apresentada no último Salão do Automóvel de São Paulo, a nova BMW custa R$ 39.950.

Bem equipada, a F 700 GS traz computador de bordo (que conta até com controle de pressão dos pneus), manoplas aquecidas, protetor de mão, tomada 12 Volts, cavalete central, lanterna e piscas em LED como itens de série no modelo vendido no Brasil. Equipada com rodas de liga leve, calçadas com pneus de uso misto, a moto segue o padrão estético da linha GS e tem corpo e alma compartilhados com sua irmã mais famosa e mais off-road, a F 800 GS.

O chassi – tubular em aço – é o mesmo e o motor de dois cilindros também. Mas a irmã caçula da linha Adventure da BMW recebeu novos comandos de válvulas e outro mapeamento da injeção eletrônica no bicilíndrico.

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Motor amansado

Fabricado pela chinesa Loncin, o motor de dois cilindros que equipa a F 700 GS conta com oito válvulas, duplo comando, refrigeração líquida e 798 cm³ de capacidade cúbica. A nova configuração gerou uma perda de 10 cv se comparado à F 800 GS: no novo modelo o motor oferece 75 cv de potência máxima a 7.300 rpm e torque máximo de 7,85 kgf.m a 5.300 rpm.

Na prática, a entrega de potência está mais suave, mas ainda há fôlego desde os baixos giros. A 120 km/h, o motor gira pouco, 4.000 rpm. Basta aumentar mais 1.000 giros para a velocidade saltar para 140 km/h, sem esforço. A velocidade pode chegar a 200 km/h. Mas, assim como na 800 GS, em giros mais altos a vibração transferida para as mãos do piloto incomoda um pouco.

Com respostas rápidas e retomadas vigorosas, o motor tem consumo pertinente para sua capacidade e potência. Neste teste de mais de 550 quilômetros pelo interior de São Paulo – cerca de 50 quilômetros por estradas de terra – o consumo variou entre 18 km/l e 23 km/l. O tanque de combustível tem capacidade para 16 litros, o que confere uma autonomia de mais de 300 quilômetros.

A F 700 GS sai de fábrica com controle de tração e freios ABS. Os sistemas eletrônicos do modelo são mais voltados para a segurança e, portanto, intrusivos demais. A boa notícia é que podem ser facilmente desligados (em conjunto ou em separado) para rodar no fora de estrada. Dessa forma, foi possível se divertir no fora-de-estrada, porém é preciso mais habilidade do piloto.

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Ciclística acertada

Se chassi e motor são os mesmo em ambas as versões (700 e 800 GS), a ciclística é bem diferente. Se comparada com sua irmã mais velha, a F 700 GS tem menor distância entre-eixos, em função da nova balança traseira. Mas a grande diferença está mesmo na rodas e pneus. Enquanto a F 800 GS tem roda de 21 polegadas na dianteira, a 700 GS usa aro 19 com pneu 110/80; na traseira, a roda é aro 17 polegadas, mas com um pneu 140/80. Com isso, o modelo de entrada da linha trail é mais ágil nas mudanças de direção e mais obediente nas curvas.

As suspensões também mudam. Na dianteira, a F 700 GS usa garfo telescópico convencional com tubos de 41 mm de diâmetro – na F 800 GS há garfo invertido (upside-down). Já na traseira, a balança de alumínio é monoamortecida com regulagem da pré-carga da mola. O curso de suspensão é igual em ambas as rodas (170 mm).

O sistema de freios tem duplo disco de 300 mm de diâmetro com pinças flutuantes na dianteira. Já, na traseira, disco único de 265 mm, também com pinça flutuante. Freios e suspensão se mostraram eficientes, mesmo em condições severas de uso, com mudanças constantes no tipo de piso, que variou do asfalto perfeito até estradas cheiras de pedras, passando por areias e “costelas de vaca”.

Mais voltada para andar no asfalto, a F 700 GS foi uma grata surpresa na terra. Foi só diminuir a pressão dos pneus para tornar o passeio pela região de Brotas (SP) bastante divertido. Certamente, com uma roda aro 21 na dianteira e pneus específicos para o off-road a diversão seria completa. Mas para isso, o motociclista pode optar pela F 800 GS, vendida por R$ 45.900, e com o assento 895 mm do solo.

Já a F 700 GS oferece uma tocada mais dócil e ágil no asfalto, além de oferecer boa ergonomia. Boa notícia para os mais baixos: o assento está a apenas 820 mm do solo.

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Mercado

Com muita ambição para crescer no segmento voltado para as motos aventureiras, a nova F 700GS (que tem motor de 800cc) tem preço sugerido de R$ 39.950 e bom número de itens de série. Além de uma extensa lista de acessórios, que incluem malas rígidas laterais, top case, escape esportivo, protetores de farol e de motor, além de parabrisa fumê.

Mesmo bem preparada, a trail da BMW vai enfrentar a forte concorrência da Triumph Tiger 800 XR, que também oferece um bom pacote tecnológico, por R$ 37.990. Outra concorrente é a Honda NC 750X cotada a R$ 36.500, mas que fica devendo em cavalaria (54,5 cv de potência) e também no pacote eletrônico, limitado aos freios ABS, que não pode ser desligado.

TEXTO: Aldo Tizzani / Agência INFOMOTO
FOTOS: Divulgação